quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Curiosos, nós ?

No dia 2 de Novembro, para desfrutarmos dos últimos dias de sol, fomos passear ao campo e vimos pessoas a apanhar azeitona e algumas oliveiras já não tinham azeitonas. Depois de conversarmos sobre a azeitona combinámos fazer experiências com azeite, mas antes tivemos de planificar o trabalho e os passos que deveríamos de seguir.
► Pensar nas experiências;
► Arranjar os materiais necessários;
► Falar do que ia acontecer (formular hipóteses);
► Realizar as experiências;
► Observar os resultados;
► Avaliar.
Experiências realizadas:
- Num copo com água, juntámos azeite e mexemos;
- Num copo com água, juntámos leite e mexemos;


Hipóteses:
No copo do azeite com água, depois de mexidos os líquidos vão: ficar juntos para sempre, de cor amarela e a cheirar a azeite.
No copo do leite com água, os dois líquidos ficam juntos para sempre, de cor branca e fica sem cheiro.
Ficámos muito contentes quando observámos os resultados das nossas experiências. Acertámos em quase tudo, o azeite é que não se juntou com a água e não ficou amarela. Descobrimos que isto aconteceu, porque o azeite é mais denso que a água e a gordura não deixa que estes dois líquidos se misturem.

Ainda fizemos outra experiência: sujámos 2 pratos com azeite e lavámos um num alguidar só com água e o outro num alguidar com água e detergente. O prato lavado só com água ficou ainda mais untado e o outro ficou limpinho.
Isto aconteceu porque o detergente vai envolver a gordura separando-a em pequenas esferas que mais facilmente são arrastadas pela água. O mesmo acontece com as nossas mãos, elas só ficam bem lavadas se forem lavadas com sabonete, serve como detergente.
Avaliação: Adorámos fazer estas experiências, aprendemos coisas novas e mexemos em materiais que normalmente não mexemos.

1 comentário:

Quina disse...

curiosos sim e muito bem!
Ser curioso leva à procura do porquê das coisas acontecerem, ajuda a compreender o que vemos e faz viver coisas divertidas...como a vossa experiência...
Continuem assim, gosto de ver os vossos trabalhos.
Sou vossa fã, meninos do JI do Arneiro.