quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de alfarroba

Muitos dos nossos colegas já estão de férias, alguns continuamos a frequentar o Jardim de Infância e temos realizado atividades diversificadas; passeios, ir ao café comer gelados, visitar a casa de alguns meninos, sessão de "cinema", jogos...
Hoje, deixámo-nos contagiar pelo entusiasmo do Simão, com a receita do bolo de alfarroba e fomos cozinheiros. O Simão trouxe a receita e a farinha de alfarroba.

Confecionámos o bolo de alfarroba e arroz doce.
Depois fomos pesquisar o que é isso que faz um pó que parece chocolate: alfarroba.
A alfarrobeira é uma árvore de folha persistente, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba.
Pensa-se que a alfarrobeira terá sido trazida pelos gregos da Ásia Menor. Existem indícios de que os romanos mastigavam as suas vagens secas, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado. O seu valor nutricional é excelente e pobre em gorduras.
Do fruto da alfarrobeira tudo pode ser aproveitar, têm múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.
A farinha de alfarroba é a fracção obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem, pode substituir com vantagem o cacau e confeccionar deliciosas doçarias.
Este condimento tem sido utilizado com bastante sucesso na gastronomia algarvia.



 
 
 
 
A sobremesa do almoço foi arroz doce e à tarde lanchámos  bolo.

Opinião do grupo: Parece uma festa.
O bolo é bom, mas tem um sabor esquesito, sabe a canela.      DELICIOSO!!!

Sem comentários: