sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Azeitonas...oliveiras, o que nós sabemos.

A Eduarda trouxe um raminho de Oliveira que apanhou na fazenda. Tem azeitonas e folhas. Conversámos e vamos deixar aqui algumas coisas que sabémos: as azeitonas são verdes e pretas.A folha da oliveira é persistente porque não cai no Outono.
As azeitonas fazem azeite, mas também servem para comer.
Antes de se comerem têm de: se esmagar com uma pedra, meter em água e vai-se mudando a água. Outras vezes corta-se à volta e mete-se num alguidar com água, sal, casca de laranja, folhas de louro, orégãos e pimenteira deixa-se estar algum tempo.
As outras azeitonas vão para o lagar. Existe um lagar nos Casais do Arneiro.
Vimos que alguns raminhos têm duas azeitona juntas, formam um par. Será que no nosso corpo temos alguns órgãos iguais (pares)? Vamos descobrir …
- As mãos, olhos, narinas, pés, pernas, joelhos, braços, mãos, orelhas, bochechas.
Descobrimos muitos e registámos.
Depois de vermos, mexermos e observarmos, fizemos uma oliveira usando plasticina e pasta de papel.

Continuámos a falar sobre este tema e alguém questionou: - O que acontecia se juntássemos água ao azeite? O André disse “ o azeite vai-se desfazera. Foi isso mesmo que experimentámos, “chocalhámos”os dois ficaram misturados.

Depois de repousar a água ficou em baixo e o azeite foi para cima.

O Tomás teve uma explicação, " o azeite fica em cima porque é mais leve e a água fica em baixo".

Avaliação: Gostamos muito de fazer experiências, no outro ano fizemos muitas. É engraçadado porque nem sempre acontece aquilo que estavamos à espera e desta vez o André enganou-se.

Sem comentários: