- Para termos chuva precisamos de:
- Nuvens
- Sol
- Água
Na nossa experiência vamos ter de substituir esses elementos.
Como o sol está fraco, vamos utilizar um fogão eléctrico; a fingir de nuvem vamos ter um prato; e água num tacho para imitar o mar e o rio.
O que vai acontecer, quando ligarmos o fogão, colocarmos o tacho e um prato em cima?
Formulação de hipóteses:
- A água ferve e começa a sair fumo.
- Se estiver muito tempo a ferver ficamos sem água.
- O vapor vai sair da panela, junta-se no fundo do prato, depois as gotinhas caem para o chão.
No final registámos individualmente e colectivamente.
Interpretação dos resultados: eis algumas diferenças encontradas:
Chuva de verdade | A chuva é fria | Não vemos a água evaporar-se | O sol aquece por cima | A chuva cai do céu | A água do mar e do rio não se acaba, porque é muita |
Chuva que nós fizemos | A chuva que fizemos é quente | Vimos a água evaporar-se | Na nossa, o fogão aqueceu por baixo | A nossa caiu do prato | A do nosso tacho acabou, porque era pouca |
Avaliação: Conseguimos fazer chuva e a mesa ficou molhada. Vimos a evaporação: a água que se transformou em fumo e desapareceu.Foi bom ver como se forma a chuva e assim aprendemos melhor porque observámos. Também aprendemos palavras novas.
Gostámos muito.
1 comentário:
olá meninos!
Estive a ver o vosso blog, eu gosto muito das actividades que vocês fazem!
Hoje achei muito interessante porque no JI de Achete também estivemos a falar de ciências e a fazer experiências. Construímos um cata-vento. Qualquer dia vamos experimentar a fazer chuva como vocês fizeram. Deve ter sido muito interessante!
Um beijinho
Quina
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