domingo, 24 de janeiro de 2010

Visita à Exposição

Hoje, dia 21 de Janeiro, fomos à Junta de Freguesia da nossa terra, ver uma exposição sobre o 10 de Junho.



Estivemos na sala onde se fazem as reuniões da Junta de Freguesia. Até alguns fizemos de elementos da Junta, ou seja autarcas! Os outros colegas eram os cidadãos, estavam a assistir.
Na parede da sala está um grande quadro a representar a festa do Arneiro, como era antigamente.
Na exposição vimos:
► Fotografia do Salgueiro Maia ao lado do carro de combate com partiu de Santarém para ir fazer a “Revolução do Cravos” - 25 de Abril de 1974.
► Fotos de carros da tropa, cavaleiros, touro e cavalos.
► Também estava lá uma foto com o nosso Presidente da República, Prof. Cavaco Silva, a receber uma medalha do Dr. Moita Flores, Presidente da Câmara de Santarém.
► Também vimos lá a Directora da escola de Pernes.
► Também estava lá o Primeiro-ministro, Eng. Sócrates.
► Luís Vaz de Camões, o nosso maior Poeta, tinha uma pala, porque ficou cego de um olho durante a guerra, escreveu o seu livro mais famoso, “Os Lusíadas” e que nós vamos ler e estudar quando formos grandes.

Avaliação: Gostámos de ver a exposição. Está muito gira e tem muitas coisas importantes, para aprendermos.
Não conhecíamos a sala de reuniões, gostámos de ver e de nos sentarmos lá, sentimo-nos grandes, porque aquelas reuniões são só para os homens e mulheres.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

“O Castelo Maravilha”

Porque construímos um Castelo na nossa sala?
Porque os Reis Magos viviam num Castelo e nós também fomos Reis e Rainhas no dia 6 de Janeiro, por isso precisamos de um Castelo.


Começámos por pesquisar na Internet os Castelos de Portugal, o André ensinou-nos qual foi o primeiro Rei de Portugal, chamava-se D. Afonso Henriques.Vimos também castelos de outros paises.

Depois, fomos pedir caixas de papelão nas lojas da nossa aldeia, colámos, agrafámos e pintámos. Eis que surge um lindo Castelo:
“ O Castelo Maravilha ”.
Fizemos alguns adereços para sermos mesmo Reis e Rainhas no nosso Castelo e dramatizarmos a história que inventámos.