quarta-feira, 27 de maio de 2009

AMBIENTE LIMPO SIGNIFICA MAIS…SAÚDE

Como puderam ver andámos a falar do ambiente, isso levou-nos a concluir que um ambiente limpo significa mais saúde, para além disso também temos de cuidar do nosso corpo. Para cuidarmos do corpo primeiro temos de o conhecer, principalmente por “dentro”. Foi isso que fizemos nos primeiros dias da semana. Ouvimos e vimos o livro “ O Corpo Humano” em três dimensões. Engraçado o nosso corpo por dentro, vimos: o coração, os pulmões, o fígado, o estômago, intestinos, as veias, artérias, os membros e outras coisas. Realizámos actividades para representarmos o nosso corpo, desenhámo-lo usando técnicas pictóricas e no computador no programa Paint.


Fizemos jogos para descobrirmos as funções dos órgãos dos sentidos.


Registámos em fichas, os mais pequenos realizaram uma já elaborada.
O grupo dos mais velhos construíram a sua própria ficha.








Nós somos mais saudáveis porque não temos fábricas e temos poucos carros o ar está limpo. Mas para além do ar puro precisamos de passear, comer comida saudável, beber leite, água, estudar, cuidar da nossa higiene e de brincarmos !!!!

domingo, 24 de maio de 2009

DIA DA ESPIGA

Uma imagem bonita para uma manhã divertida.


Na quinta-feira fomos apanhar a espiga. Antes quisemos saber o que as pessoas idosas da nossa terra faziam antigamente nesse dia. Elaborámos um inquérito e “feitos” jornalistas fomos recolher dados. Vejam só as coisas engraçadas que descobrimos:
- nesse dia não se trabalhava, servia para os rapazes e raparigas irem passear ao campo, aproveitavam para namorar, conviver e divertirem-se.
- nesse dia ninguém vendia leite, era dado.
Actualmente ainda se apanha a espiga como se pode ver.

O ramo é pendura até ao ano seguinte






Com esta actividade quisemos manter a tradição, reforçar os laços de amizade com os colegas do 1º ciclo e desfrutar o ar puro do campo. Tudo isto é um privilégio para todos nós, porque vivemos neste magnifico espaço.
Vamos deixar aqui algumas fotos para testemunhar esta manhã divertida.

No período da tarde fizemos o ramo para levarmos para casa e um cartão, onde escrevemos o significado de cada elemento que forma o ramo.

sábado, 16 de maio de 2009

FESTA DE: INAUGURAÇÕES E HOMENAGENS

No dia 10 de Maio de 2009, participámos com os meninos do 1º ciclo e as nossas Professoras na festa que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças organizou para homenagear o fundador da nossa freguesia.
Também nós participámo nesta festa colocando uma flor na placa que está no parque de lazer e que foi inaugurado nesse dia.




Homenageámos os soldados da nossa terra que combateram na Grande Guerra em França 1914 – 18. França é outro país e alguns meninos do grupo já foram lá, foram de avião.

Aqui foram os meninos do 1º ciclo que depositaram uma flor

Gostámos de participar, foi divertido e vamos aparecer na televisão. Os Sr. Presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Santarém, no cemitério falaram da guerra e dos soldados que combateram lá. A Professora também tinha falado da guerra, e do 25 de Abril.
Não gostámos que tivesse chovido e demorou muito tempo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meios de transporte a três dimensões

Aqui estamos nós, como tinhamos prometido, a mostrar os meios de transporte que fizemos em três dimensões.
Ficaram lindos, na sua construção utilizámos materiais de desperdício.



Ficaram giros, aprendemos palavras novas e ficámos a saber mais.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Primavera, Flores, Natureza, Saúde, Ecologia...faz-nos lembrar um Planeta Bonito

LINDO. Depois de observarmos a natureza ficámos com vontade de "florir" a nossa escolinha.
Fizemos dobragens de flores.
Recortámos flores e pusemos bolinhas a fingir que é pólen, cada flor representa os dez primeiros números naturais.








Mas para termos o planeta mais bonito, saudável e cheiroso temos de cuidar das plantas, das flores não as podemos destruir, porque elas são muito importantes para nós

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Passeio...a magia da natureza

Hoje fomos fazer um piquenique, passear pelo campo
está lindo, pintado de vermelho por causa de tantas papoilas, amarelo dos malmequeres e de rosa de tantas roseiras.
O cheiro, que cheirinho!!!
Apanhamos algumas dessas flores e levámos para a nossa escolinha, colocámo-las a secar, para depois as colocarmos no nosso herbário que iniciámos no Outono.

Depois numa pintura colectiva representámos a beleza observada.
LINDO

segunda-feira, 4 de maio de 2009

MÃEZINHAS

As mães são importantes, porque nos dão carinhos, miminhos, tratam de nós e fazem-nos felizes. Às vezes ralham connosco para nos ensinar.
As nossas mães são sempre boas, mas outras mães são más, porque abandonam os filhos. Essas crianças podem ser adoptadas.
Adoptadas é quando as mães não querem os filhos e vão para uma instituição, depois outras pessoas vão buscá-los para os criarem. Pensamos que as mães que adoptam crianças vão gostar muito delas, como se fossem filhos verdadeiros.
Quando casarmos os nossos pais vão ser avós dos nossos filhos e os nossos avós, são bisavós.
Fizemos vários trabalhos relacionados com este dia, vamos mostrar alguns deles.